domingo, 29 de março de 2009

Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra

Os fósseis são auxiliares preciosos na determinação da idade relativa das rochas onde aparecem. Após um estudo cuidado, foi possível estabelecer séries de fósseis característicos das épocas geológicas diferentes.

Podemos dividir o tempo geológico em quatro grandes grupos. Cada um desses grupos é conhecidos por ERAS, as ERAS dividem-se em intervalos de tempo mais pequenos chamados PERÍODOS.


A datação relativa,

como o nome indica, não permite obter uma idade absoluta, isto é, em valores numéricos, mas uma comparação de idades. Pelo contrário, a datação absoluta permite-nos obter um valor numérico para uma determinada idade. Por exemplo, se disseres que o José tem 18 anos e que o Pedro tem 16 anos, estás a efectuar uma datação absoluta, mas se disseres que o Pedro é mais novo do que o José, então efectuaste uma datação relativa.


A datação relativa apoia-se na posição relativa dos estratos

(princípio da horizontalidade e princípio da sobreposição dos estratos) e na presença de fósseis de idade (princípio do sincronismo ou da identidade paleontológica) .

Princípio da Horizontalidade

Os estratos sedimentares formam-se horizontalmente, isto é, os sedimentos depositam-se horizontalmente à medida que vão chegando à bacia de sedimentação, por efeito gravítico.

Princípio da sobreposição dos Estratos

Numa sequência estratigráfica não deformada, um estrato mais recente sobrepõe-se a um estrato mais antigo, o que significa que os estratos serão tanto mais antigos quanto mais profundos se encontrarem e tanto mais recentes quanto mais superiormente se encontrarem na sequência estratigráfica.

Princípio da Identidade paleontológica

Dois estratos apresentam a mesma idade se apresentarem o mesmo fóssil de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário