domingo, 29 de março de 2009

Rochas sedimentares - a sua formação


As rochas sedimentares resultam da alteração e fragmentação de outras rochas. Os materiais resultantes da degradação, alteração mineralógica e dissolução de certas substâncias, os sedimentos, são transportados, acomulando-se, geralmente, em locais, mais baixos: vales, lagos e oceanos.


A sua formação

Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenómenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos. Assim são constituídos maioritariamente por areias, siltes e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão.


A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.

Com o continuar da sedimentação, os sedimentos dispostos nos estratos inferiores são compactados (diminuição de volume) e cimentados (precipitação de minerais novos em torno das partículas depositadas, colando-as). Ao conjunto de processos que transformam os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas dá-se o nome de diagénese.


Sem comentários:

Enviar um comentário